Afinal, o que é a endometriose?

Afinal, o que é a endometriose?

Afinal, o que é a endometriose?

 

 

  A mulher com endometriose apresenta fragmentos do endométrio fora do útero (endométrio é a parte interna do útero, responsável pela menstruação). Neste caso, o local mais comum de implantação dos fragmentos é a região pélvica, onde ficam aderidos a uma ou mais estruturas - tubas uterinas, ovários, bexiga, intestino e outros órgãos.

 

Estudos recentes mostram que existe uma demora de quase 7 anos para que o diagnóstico de mulheres com endometriose seja confirmado. Por esse motivo, nos últimos anos muitas campanhas vêm sendo realizadas para orientá-las a procurarem seu ginecologista assim que apresentarem os primeiros sintomas típicos da doença. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais rápido e eficiente é o tratamento.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico da endometriose é feito em algumas etapas fundamentais. A primeira é a avaliação da história da paciente, também conhecida como anamnese. Esta deve ser detalhadamente explicada ao especialista.

 

Exame Ginecológico e Exames laboratoriais

 

Exames de imagem

 

Terminada a avaliação clínica, pode ser necessária uma complementação com exames de imagem. Os mais indicados, nesses casos, são o ultrassom transvaginal e a ressonância magnética, principalmente diante da suspeita de endometriose profunda intestinal.

 

Vídeo laparoscopia

 

Para algumas mulheres, a laparoscopia pode ser necessária para confirmação definitiva do diagnóstico. Entretanto, para a grande maioria, o diagnóstico é realizado até essa etapa, sem obrigatoriamente a necessidade da laparoscopia.

 

 

CLÍNICA DE IMAGEM

 Rua Agnelo de Brito, 187, Garibaldi-Federação , Ed. Centro odontomédico Henry Dunant - Térreo Salas 7/8 

Funcionamento: 2ª à 6ª 08:00 às 18:00        Sábados e Domingo sem funcionamento
Marcação (71) 3083-1219      Whatsapp(71) 98143-3848

Aceitamos todos os cartões.

A clínica Serviços Corpo Clínico Convênios Trabalhos Especialidades