Novidades (3)

 

 A biópsia de fragmento com agulha (BFA) ou core biopsy consiste na retirada de fragmentos do nódulo, com uma agulha de calibre um pouco mais grosso, que a da punção, acoplada a uma pistola especial, para retirada de vários fragmentos, sob anestesia local.

 

Seu  médico pediu para fazer uma Core Biopsy ? 

   

cOMO É A CORE BIOPSY? COMO É O PROCEDIMENTO?

É um tipo de biópsia de mama que pode ser feita através da visualização pelo ultrassom ou pela mamografia estereotaxia.. A escolha é feita de acordo com o método de imagem em que a lesão mamária é melhor visualizada.

A CORE BIOPSY É DOLOROSA?

O exame é muito bem tolerado pela maioria das pacientes e é  realizada com anestesia local. A atenção especial é dispensada ao conforto das pacientes. 

QUAL É O PREPARO PARA O EXAME? 

Não tomar medicações contendo anti agregantes plaquetários, ou anticoagulantes cinco dias antes do procedimento e dois dias após o exame, com o consentimento do médico assistente.

Trazer exames anteriores de ultrassonografia mamária, mamografia e ressonância de mamas, se houver;

Não é necessário levar acompanhante para as pacientes maiores de 18 anos. 

 

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TER APÓS A CORE BIOPSY?

 Não é necessário o repouso absoluto, mas algumas ações são recomendadas:

Evitar exercícios físicos no dia dos exame;

Evitar molhar o curativo compressivo, que será colocado após o exame e retirá-lo após 24h;

Aplicar compressas de gelo nas primeiras 24hr pode diminuir a formação de hematomas;

No caso de dor, o uso de analgésicos prescritos ao término do exame, geralmente é o suficiente.

Agende seu exame pelo WhatzAap: ( 71) 81433848 Tel: (71) 3083-1219 

 

 

 

10 Coisas que Você Precisa Saber  sobre Tireoide

 

"Com   forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Reguladora da função de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.

Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo,  ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar,  o que é conhecido como bócio.

Confira, abaixo, as 10 coisas que você precisa saber sobre Tireoide.

1 – A tireoide atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, no peso, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração, no humor e no controle emocional.

2 – Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido.

3 – Diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão também são sintomas de hipotireoidismo.

4 – No caso de hipertireoidismo, que geralmente causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora também esteja cansada.

5 – Em um adulto, a tireoide pode chegar a até 25 gramas.

6 – Disfunções na tireoide podem acontecer em qualquer etapa da vida e são de simples de se diagnosticar. Além disso, elas podem ocorrer mesmo sem o bócio.

7 – O reconhecimento de um nódulo na tireoide pode salvar uma vida. Por isso, a palpação da glândula é de fundamental importância. Se identificado o nódulo, o endocrinologista deve solicitar uma série de exames complementares para confirmar ou descartar a presença de câncer.

8 – Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas isso não significa que sejam malignos. Apenas 5% são cancerosos.

9 – Além de se parecer com uma borboleta, a tireoide também lembra o formato de um escudo. Daí o surgimento de seu nome: uma aglutinação dos termos thyreós (escudo) e oidés (forma de).

10 – Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo. Para detectá-lo, é realizado o chamado Teste do Pezinho,  que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê."

 

Sociedade Brasileira de endocrinologia e metabologia

 

 

Afinal, o que é a endometriose?

 

 

  A mulher com endometriose apresenta fragmentos do endométrio fora do útero (endométrio é a parte interna do útero, responsável pela menstruação). Neste caso, o local mais comum de implantação dos fragmentos é a região pélvica, onde ficam aderidos a uma ou mais estruturas - tubas uterinas, ovários, bexiga, intestino e outros órgãos.

 

Estudos recentes mostram que existe uma demora de quase 7 anos para que o diagnóstico de mulheres com endometriose seja confirmado. Por esse motivo, nos últimos anos muitas campanhas vêm sendo realizadas para orientá-las a procurarem seu ginecologista assim que apresentarem os primeiros sintomas típicos da doença. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais rápido e eficiente é o tratamento.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico da endometriose é feito em algumas etapas fundamentais. A primeira é a avaliação da história da paciente, também conhecida como anamnese. Esta deve ser detalhadamente explicada ao especialista.

 

Exame Ginecológico e Exames laboratoriais

 

Exames de imagem

 

Terminada a avaliação clínica, pode ser necessária uma complementação com exames de imagem. Os mais indicados, nesses casos, são o ultrassom transvaginal e a ressonância magnética, principalmente diante da suspeita de endometriose profunda intestinal.

 

Vídeo laparoscopia

 

Para algumas mulheres, a laparoscopia pode ser necessária para confirmação definitiva do diagnóstico. Entretanto, para a grande maioria, o diagnóstico é realizado até essa etapa, sem obrigatoriamente a necessidade da laparoscopia.

 

 

CLÍNICA DE IMAGEM

 Rua Agnelo de Brito, 187, Garibaldi-Federação , Ed. Centro odontomédico Henry Dunant - Térreo Salas 7/8 

Funcionamento: 2ª à 6ª 08:00 às 18:00        Sábados e Domingo sem funcionamento
Marcação (71) 3083-1219      Whatsapp(71) 98143-3848

Aceitamos todos os cartões.

A clínica Serviços Corpo Clínico Convênios Trabalhos Especialidades